sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Jornalista revela em livro as histórias que só o Papai Noel conhece



 Obra traz relatos emocionantes, alegres, tristes, engraçados e inusitados do dia a dia de trabalho do ‘Bom Velhinho’



Com a proximidade do Natal, o Papai Noel, um dos mais conhecidos símbolos desta festa, ganha vida em shoppings, decorações, cartazes e comerciais de TV, jornais e revistas. Nos grandes centros comerciais, eles passam horas no atendimento a crianças e adultos, ouvindo os mais variados pedidos, posando para fotografias e espalhando a alegria, o encantamento e a magia do Natal.

O que pouca gente conhece, porém, são as histórias que os ‘Bons Velhinhos’ escutam e vivenciam durante o período de trabalho nos shoppings ou nas visitas às residências, empresas, escolas, hospitais, creches e asilos.

Para desvendar esse mistério, o jornalista Hélio Araújo, assessor de imprensa da Escola de Papai Noel do Brasil, entrevistou vários alunos e colheu relatos simples, emocionantes, tristes, alegres, engraçados e inusitados sobre a experiência de cada um. O resultado está no livro “Histórias do Papai Noel - Aquelas que só o Bom Velhinho conhece”, com o selo da Litteris Editora, que será lançado na semana que antecede ao Natal, com ações em diversos shoppings do Rio de Janeiro.

Entre as histórias estão a do assaltante que entrou no carro em que estava o Papai Noel para fugir da polícia; a do ‘Bom Velhinho’ que foi contratado para entregar um presente na noite de Natal e se surpreendeu ao chegar ao endereço, um famoso motel da cidade; a do Papai Noel que chegou a um apartamento e, ao invés de crianças, encontrou diversos travestis; e a do menino que derrubou o Papai Noel, o trono e a árvore de Natal em um shopping. As histórias são apresentadas na primeira pessoa do singular, como forma de homenagear os ‘Bons Velhinhos’ e ser o mais fiel possível aos relatos.

“Histórias do Papai Noel - Aquelas que só o Bom Velhinho conhece” traz ainda informações sobre o surgimento do Natal e seus símbolos, as tradições e comemorações mundo afora, a história de São Nicolau e a evolução da roupa do Papai Noel. Há também uma homenagem à Escola de Papai Noel do Brasil, fundada e dirigida pelo ator e produtor cultural Limachem Cherem. A instituição de ensino comemora seu 20º aniversário com uma longa história de sucesso, tendo formado cerca de 500 ‘Bons Velhinhos’ ao longo dos anos.

Sobre o autor:
Hélio Araújo é jornalista, professor universitário, fotógrafo e escritor. Autor dos livros infantis ‘O barulho na floresta’ e ‘Um amor diferente’, prefaciou a obra ‘’Arquibancada’ e organizou os livros ‘O Povo na Literatura’ e ‘Desenhando a Literatura’. Foi o Curador das exposições fotográficas ‘Rio 80 graus’ e ‘Contrastes Urbanos’. Defensor da cultura e incentivador da leitura mantém o Blog www.incentivo-a-leitura.blogspot.com.

Sobre o livro:
Histórias do Papai Noel - Aquelas que só o Bom Velhinho conhece
Hélio Araújo
Litteris Editora
Formato: 14 cm x 21 cm
Capa: 4 cores
64 páginas
ISBN: 978-85-374-0206-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário