terça-feira, 27 de outubro de 2015

Papais Noéis participam de Oficina de Dança e ‘Noeletes’ têm primeira aula prática

Dia movimentado na Escola de Bons Velhinhos

O ritmo das aulas dos cursos gratuitos da Escola de Papai Noel do Brasil foi bastante acelerado nesta terça-feira (27/10), com objetivo de preparar os alunos para enfrentarem a maratona de atividades no período natalino. O trabalho dos Papais Noéis começa já na primeira quinzena de novembro, com as chegadas dos ‘Bons Velhinhos’ aos diversos shoppings espalhados pela cidade, e termina com as visitas às residências na noite de Natal. Serão cerca de 40 dias de intensa agitação e muito trabalho, mas também de alegria e emoção.


Para isso, tanto os Papais Noéis quanto as ‘Noeletes’, suas simpáticas ajudantes, precisam estar bem preparados. Hoje pela manhã aconteceu o primeiro workshop das ‘Noeletes’, quando, divididas em grupos, as 30 alunas fizeram dramatizações de situações vividas no dia a dia de um shopping, como crianças rebeldes, pais indecisos e nervosos, bebês chorões, etc.

À tarde, na terceira aula do curso dos Papais Noéis, aconteceu uma Oficina de Dança, sob a orientação do professor Genilson Leite, com o objetivo de trabalhar capacidades físicas que possibilitem uma maior consciência corporal, assim como prevenir lesões, torções e dores no corpo. Em seguida, os ‘Bons Velhinhos’ receberam orientações práticas de Limachem Cherem, diretor da Escola, e noções musicais com o professor Gedivan Albuquerque. No encerramento, ensaiaram as canções que serão executadas na cerimônia de formatura, no dia 10 de novembro, em local público ainda a ser definido.


NOELETES
Em busca de oportunidade no mercado de trabalho, que este ano vive um momento crítico devido à crise que atinge o país, 30 jovens entre 18 e 25 anos participaram, na manhã desta terça-feira, da primeira aula do curso gratuito de ‘Noeletes’. As futuras ajudantes do ‘Bom Velhinho’ aprenderam como devem se comportar no dia a dia do trabalho, principalmente em shoppings, onde é intensa a movimentação de público no período do Natal.

As ‘Noeletes’, após a conclusão do curso, podem garantir uma renda de até R$ 3 mil por 40 dias de trabalho no período natalino. Elas vão desempenhar tarefas como tomar conta de crianças, arrumar a roupa do Papai Noel, consolar os pequenos em caso de choro, posicionar os bebês no colo do ‘Bom Velhinho’ e organizar a fila para a tradicional fotografia.

Formado, em sua maioria, por estudantes, professoras e vendedoras, o grupo de aspirantes a ‘Noeletes’ sonha em conseguir a primeira ocupação, aumentar a renda no período natalino ou mesmo arranjar um novo emprego. É o caso de Catarine Sena, de 21 anos, moradora da Vila da Penha, que trabalhava como vendedora e foi demitida em setembro, quando a loja de roupas fechou as portas por conta do momento financeiro pelo qual passa o Brasil. “Eu pensava em ter uma renda extra, mas agora será a única, já que perdi o emprego. Vi a oferta do curso de Noelete no Facebook e resolvi tentar uma vaga. Eu adoro crianças. Aliás, me acho uma criança grande. Gostei muito desta primeira aula e espero ser aproveitada. Quero muito trabalhar”, disse ela, confiante.

Com a ajuda de um Papai Noel vestido a caráter, elas treinaram diversas situações que podem ocorrer no dia a dia em shoppings, como, por exemplo, quando a criança tem medo do Papai Noel e não quer fazer a foto ou os pais não gostam da foto e pedem para repeti-la diversas vezes. Há os casos também em que grupos muito grandes querem fazer a foto com o Papai Noel, mas discute entre si e cria uma situação constrangedora ou confusa para a ‘Noelete’, ou ainda quando uma pessoa surge com um animal de estimação para fotografá-lo no colo do ‘Bom Velhinho’. “Saber contornar esses pequenos problemas é fundamental para o sucesso do trabalho das ajudantes do Papai Noel”, garante a produtora Fátima Cherem.

As dicas para as ‘Noeletes’ continuam na próxima terça-feira, dia 3/11, das 10 às 12h, no Rio’s Presidente Hotel (Rua Pedro I, 19), na Praça Tiradentes, e incluem ainda aulas de dicção, postura, interpretação e noções de figurino.

FORMATURA - O aprendizado dos Papais Noéis e das ‘Noeletes’ termina na próximaterça (4/11), e a formatura das turmas de 2015 acontecerá no dia 10. Para a solenidade de entrega dos certificados está prevista uma grande atividade ao ar livre – em local a ser definido -, que reunirá os ‘Bons Velhinhos’, novatos e veteranos, além das ‘Noeletes’.

Informações sobre os cursos e contratações de Papais Noéis podem ser obtidas através do telefone (21) 2532-3066 e do e-mail papainoeltapume@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário