quinta-feira, 9 de abril de 2015

Papais Noéis vão ‘invadir’ o Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro no dia 15

Natal em pleno outono carioca

Homenagem à Escola de Papai Noel do Brasil reunirá
 ‘Bons Velhinhos’ no dia 15


Com a inconfundível barba branca, o gorro vermelho e o conhecido “Ho! Ho! Ho!”, cerca de 40 Papais Noéis vão tomar conta do Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, no próximo dia 15 (quarta-feira), das 10 às 12h. Não se trata, porém, de nenhuma manifestação ou protesto por melhores condições de trabalho, salários dignos ou mesmo uma lista menor de presentes no fim de ano.

O motivo dos ‘Bons Velhinhos’ retornarem à Cidade Maravilhosa em pleno outono, quando ainda faltam pelo menos oito meses para o Natal, é a realização da cerimônia de entrega do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto à Escola de Papai Noel do Brasil, fundada pelo ator e produtor cultural Limachem Cherem.


A proposição é do vereador Zico, em homenagem aos 21 anos de fundação da instituição, responsável pela formação profissional de cerca de 500 ‘Bons Velhinhos’ ao longo dos anos. Seus alunos estão hoje espalhados por inúmeras cidades brasileiras e, no período natalino, trabalham em shoppings, lojas, clubes, residências, hospitais, escolas, empresas e em comerciais de TV. Pelo trabalho desenvolvido desde sua criação, a Escola de Papai Noel do Brasil se tornou uma referência no país, recebendo alunos de diversos Estados e até mesmo do exterior.

Além da entrega do Conjunto de Medalhas, a cerimônia vai contar com a participação do Coral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que vai apresentar canções natalinas, como ‘Bate o Sino’, ‘Jingle Bells’, ‘Noite Feliz’, ‘Canção de Natal’ e ‘Sino de Belém’. Os Papais Noéis, que já gravaram um CD com diversas canções de Natal, também farão uma apresentação musical, só que na escadaria da Câmara Municipal.


O vereador Zico se diz particularmente emocionado com a homenagem, pois a figura do Papai Noel sempre esteve presente em sua vida. “Desde pequeno convivia com a magia do ‘Bom Velhinho’ em festas natalinas. Fui a várias chegadas de Papai Noel no Maracanã e, depois de adulto, passei a organizar a chegada do ‘Bom Velhinho’ em inúmeras localidades da Zona Oeste. Esta homenagem à Escola de Papai Noel do Brasil na verdade não é minha, mas de toda a Cidade Maravilhosa, em reconhecimento à alegria, ao amor e à magia que a instituição, através de seus alunos, transmite à população”, afirma o parlamentar.

Para o fundador da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, o principal perfil para quem deseja ser um bom Papai Noel é gostar de crianças. “Não adianta somente colocar a roupa vermelha e branca e sair fazendo Ho, Ho, Ho! Além de ‘vestir’ literalmente o personagem, é preciso senti-lo, pois o Papai Noel mexe com a emoção e a paixão de crianças e adultos. Nós ensinamos as técnicas, mas o aluno deve ter amor pelas crianças, alegria, felicidade e satisfação por aquilo que faz”, afirma.


PREPARO TÉCNICO – O curso oferecido pela Escola acontece em outubro de cada ano e o candidato ao posto de ‘Bom Velhinho’ deve ter cabelo e barba branca ou grisalha, mais de 50 anos e não ter vícios, como fumar e consumir bebidas alcoólicas. Gostar de crianças e ter boa saúde é fundamental para desempenhar a função. Durante o aprendizado, os alunos realizam exercícios teatrais, musicais e trabalho de corpo, além de aulas de improvisação, dicção, interpretação, postura, figurino, trabalho de grupo e maquiagem. O objetivo é preparar o aspirante a Papai Noel para que ele consiga contornar perguntas embaraçosas das crianças e possa, entre outras atividades, participar do Coral de Natal e também saiba como segurar os bebês no colo. 

SERVIÇO:
Entrega da Medalha Pedro Ernesto à Escola de Papai Noel do Brasil
Proposição: Vereador Zico
Data: 15/04/2015 (quarta-feira)
Horário: 10 às 12h
Local: Plenário Teotônio Villela
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº - Cinelândia

Rio de Janeiro – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário