terça-feira, 1 de novembro de 2016

Alegria e emoção marcam cerimônia de formatura de Papais Noéis na Praça Mauá

Bons Velhinhos chegaram de VLT

Os passageiros do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que utilizaram o transporte público entre a Cinelândia e a Praça Mauá, na manhã desta terça-feira (1º/11), foram surpreendidos com a presença de cerca de 50 Papais Noéis, que entoaram inúmeras canções natalinas durante a viagem, de aproximadamente 10 minutos.


Os ‘Bons Velhinhos’ estavam a caminho da solenidade de formatura do curso gratuito oferecido pela Escola de Papai Noel do Brasil, instituição que já formou em torno de 550 profissionais desde a sua fundação, em 1993. O evento, realizado em frente ao Museu do Amanhã, serviu também para comemorar o 23º aniversário da Escola e abrir extraoficialmente os festejos de Natal no Rio de Janeiro.


O grande número de Papais Noéis chamou a atenção de quem passava pela Cinelândia, no início da manhã, quando eles ainda se preparavam para iniciar a viagem no VLT. Além do pedido de presentes, feitos por crianças e adultos, as solicitações para a tradicional ‘selfie’ ao lado dos Bons Velhinhos também foram muitas, prontamente atendidas.


Dentro da composição, eles entoaram as tradicionais músicas natalinas, como “Noite Feliz”, “Jingle Bells”, “Anoiteceu” e “Natal das Crianças”, levando alegria e emoção aos passageiros, que fizeram questão de registrar tudo em seus celulares.


Na chagada à Praça Mauá, a surpresa foi ainda maior, pois o número de estudantes, visitantes e turistas era muito grande. Sob o sol forte, os Papais Noéis, alguns com o uniforme completo, que chega a pesar em torno de 15 quilos, demonstraram bastante calma e serenidade, dando atenção a todos os pedidos, fossem de presentes – distribuídos para várias crianças que estavam no local – ou simplesmente para uma foto.


De mãos dadas, os ‘Bons Velhinhos’ fizeram um minuto de silêncio e rezaram o ‘Pai Nosso’ em homenagem póstuma ao aluno Afonso Maria Reis, de 64 anos, que morreu na semana passada, de falência múltipla dos órgãos, após alguns dias internado na UPA Frei Caneca, no Centro. Em seguida, o fundador e diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, abriu extraoficialmente no Rio de Janeiro os festejos do Natal e iniciou a entrega dos Certificados de Conclusão do curso. A apresentação do Coral de ‘Bons Velhinhos’ encerrou a cerimônia, emocionando a todos os presentes. 

   

Para Limachem Cherem, a solenidade de formatura da Escola de Papai Noel do Brasil é um marco da cidade e tem um significado especial para os alunos. “Essa solenidade marca o início dos festejos natalinos e os Papais Noéis procuram espalhar a magia e o encantamento do Natal. Por isso é sempre realizada em um local público, de grande movimento. Para quem a assiste, ver, ouvir e poder tocar no ‘Bom Velhinho’, uma figura mítica, que é sinônimo de paz, amor, fraternidade e alegria, é uma grande alegria. Esse encontro é emocionante, tanto para o ‘Bom Velhinho’ quanto para o público. A maior prova disso é a união da figura emblemática do Papai Noel com o sorriso da criança, como observamos hoje novamente. A partir de agora estamos realmente prontos para enfrentar a maratona do período natalino, que dura em torno de 40 dias e culmina com a noite do dia 24”, enfatizou. 









Texto e fotos: Hélio Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário