terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Emoção marca o último passeio de charrete do Papai Noel em Realengo


Apesar da fisionomia cansada, fruto do trabalho intenso na coordenação do comboio dos Papais Noéis que distribuíram presentes durante toda a madrugada, em vários bairros da cidade, o Bom Velhinho Limachem Cherem, fundador e diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, fez, na manhã deste dia de Natal, mais um passeio de charrete pelas ruas de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O ponto alto foi a distribuição de 300 presentes para as crianças da localidade Jardim Novo, mas, a emoção, nesta terça-feira, era maior do que nos anos anteriores, por uma razão especial: foi o último passeio de charrete que Cherem realizou pelas ruas de Realengo, após 25 anos ininterruptos. 


A ‘aposentadoria’ do Papai Noel acontece após o cumprimento de uma promessa feita há anos por Cherem, que teve uma infância humilde e difícil em Barra Mansa e Resende, no Sul Fluminense. “Considero que cumpri minha missão. Foram anos seguidos de alegria, choro e emoção. Não me arrependo de nenhum deles, mas, tenho novos desafios. E o cansaço também já demonstra que é chegada a hora de parar. O Papai Noel vai deixar a charrete de lado, mas nunca vai abandonar as crianças”, disse ele, com lágrimas descendo pelo rosto, após entregar o último presente.


Cherem chegou cedo à Casa do Papai Noel, na Rua Dilson Funaro e, com a ajuda da filha, Sluchem Cherem, preparou-se e, como sempre fez ao longo dos anos, saiu a bordo da charrete e percorreu diversas ruas do bairro. Em alguns pontos, parou para atender o apelo de crianças e adultos, que queriam um abraço, um aperto de mão, beijos, tirar fotos ou apenas ganhar um carinho ou um aceno do Papai Noel em pleno dia de Natal.


A emoção foi ainda mais forte quando o Bom Velhinho parou em frente à Escola Municipal Tasso da Silveira, local da tragédia que tirou a vida de 12 estudantes, em abril de 2011, assassinadas por um ex-aluno, que se matou em seguida. Na porta do colégio, o Papai Noel fez uma prece silenciosa, como forma de homenagear os estudantes e não deixar que este crime bárbaro caia no esquecimento.


Logo depois, o Papai Noel continuou seu trajeto, passou pela Rua Vieira de Araújo, no Jardim Novo, e chegou à Praça Parque Real, onde centenas de crianças já o aguardavam, com a senha que daria direito ao presente bem segura nas mãos. Em poucos minutos a praça se transformou em uma grande ‘brinquedolândia’, com crianças sorridentes correndo de um lado para o outro, com uma bola, um jogo, um carrinho, uma moto ou bambolê nas mãos.


Barbas de Molho e Melhor Papai Noel do Ano nesta
quarta-feira encerram as atividades dos noéis

Nesta quarta-feira (26), a partir das 11h, os Bons Velhinhos da Escola de Papai Noel do Brasil participarão do já tradicional Encontro Barbas de Molho. Convidados pelo diretor Limachem Cherem, eles degustam uma macarronada no Restaurante Caçador, na Praça Afonso Pena. Antes da comilança para repor as energias gastas no período natalino, os Papais Noéis farão uma caminhada na praça para dar abraços e tirar fotos com as crianças, numa espécie de ‘despedida do Natal’. 

Depois, acontece o corte das barbas (total ou parcialmente), que ficarão ‘de molho’ até o próximo ano. O ponto alto do evento é a entrega do troféu ao ‘Melhor Papai Noel do Ano’. O vencedor é escolhido pelo público através de votação popular feita online nos endereços eletrônicos da Escola de Papai Noel do Brasil.





 
 

 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário