terça-feira, 16 de outubro de 2012

Manifestação de Papais Noéis lembra aniversário da explosão no Edifício Riqueza, na Praça Tiradentes



Um ano depois da tragédia, condôminos ainda estão sem poder utilizar o prédio e cobram posições das autoridades e demais responsáveis



A explosão no restaurante Filé Carioca, que ficava no térreo do Edifício Riqueza, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, completa hoje (13) um ano, mas o local continua interditado e pouca coisa foi feita, prejudicando cerca de 130 condôminos que mantinham suas atividades comerciais no prédio. Para cobrar providências das autoridades e demais responsáveis e não deixar a tragédia cair no esquecimento por parte da sociedade, uma manifestação foi realizada na manhã deste sábado, reunindo cerca de 30 pessoas, entre as quais, alunos do curso de ‘Bom Velhinho’ da Escola de Papais Noéis do Brasil, cuja sede ficava no quarto andar do Riqueza.

 
Vestidos a caráter ou simplesmente de camisa vermelha e gorro, mas com a inconfundível barba branca, os Papais Noéis, cantaram o tradicional ‘Parabéns pra você’ em frente a um bolo, exibiram uma faixa com os dizeres ‘Papais Noéis sem teto’ e entoaram várias canções de Natal, além do conhecido “Ho! Ho! Ho!”. Também aproveitaram para gritar frases de protesto, como “Queremos nosso teto”, “El, el, el, revolta do Papai Noel” e “Ou, ou, ou, um ano se passou”.

A mobilização foi organizada pelo ator e produtor cultural Limachem Cherem, fundador da Escola de Papais Noéis do Brasil, que já formou mais de 400 ‘Bons Velhinhos’ desde sua fundação, em 1993. Segundo ele, a situação dos condôminos do Edifício Riqueza é crítica, já que muitos não têm como trabalhar e pagar suas despesas. “O que está acontecendo é uma vergonha. Não temos local para trabalhar e ainda somos obrigados a pagar a cota do condomínio, que está em torno de R$ 160,00 por mês. Pedimos isenção do IPTU, mas até hoje a Prefeitura ainda não nos deu uma resposta. A despesa só não é maior porque a luz, o telefone e a água do prédio foram desligados. Eu atendo meus clientes nos bancos da praça ou num escritório em Realengo, distante cerca de 30 quilômetros do Centro. Nós vamos entrar na Justiça para pedir o ressarcimento dos nossos prejuízos’, afirmou o empresário.
 
Limachem Cherem disse ainda que, apesar dos problemas, o início das aulas do curso de Papai Noel está mantido para o próximo dia 16, terça-feira, das 14 às 18h. “Por causa da interdição do Edifício Riqueza, tenho uma despesa extra, que é o aluguel de uma sala no Rio’s Presidente Hotel, na Rua Pedro I, 19, onde as aulas são realizadas. Os ‘Bons Velhinhos’ não têm culpa de nada e precisam trabalhar. Quem estiver interessado em se inscrever, gratuitamente, basta enviar e-mail para papainoeltapume@gmail.com ou ligar para o telefone (21) 2532-3066”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário